O PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Link para o site do PET no Ministério da Educação(MEC)

Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET)

O primeiro encontro nacional do PET realizou-se em 1996, na PUC, São Paulo, objetivando ampliar o conhecimento mútuo entre os grupos, além da troca de idéias sobre o programa. O ENAPET foi crescendo enquanto encontro nacional, sendo o evento máximo de discussão dos grupos PET, constituindo-se ao longo dos anos, num movimento autêntico, democrático e, sobretudo um exercício do grande fórum de discussão dos grupos reunindo estudantes e professores de norte a sul deste país.
– Fonte: http://pet.icmc.usp.br/cenapet/portal/ver_noticia/29

Encontros Regionais dos Grupos PET

Os encontros regionais dos grupos PET surgiram como uma recomendação dos Encontros Nacionais (ENAPETs) ocorridos, a princípio, paralelamente às reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e que foram inseridos oficialmente nestas reuniões a partir do VII ENAPET, em 2003, na Reunião anual ocorrida em Recife.

Em um dos ENAPETs surgiu a idéia de se fazerem os encontros regionais que dariam mais subsídios e funcionariam como eventos preparatórios que desaguariam no ENAPET.

Os eventos regionais passaram então a ocorrer nos primeiros semestres, antes do encontro nacional, cujo período é julho. Esses eventos encontram-se em diferentes edições e foram denominados conforme a região, com os seguintes nomes: SULPET; SUDESTE PET; ECONPET (Encontro abrangendo as regiões Centro-Oeste e Norte); ENEPET (Encontro Nordestino dos Grupos PET).

– Fonte: http://pet.icmc.usp.br/cenapet/portal/ver_noticia/29

Comissão Executiva Nacional do PET (CENAPET)

É o fórum representativa dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) das Instituições de Ensino Superior do país, cons fins a congregar, coordenar e representar com autonomia os interesses dos Grupos PET em âmbito nacional, perante as instituições competentes da sociedade e do governo federal.

Fonte e link site da CENAPET

Anúncios