2011

(em atualização)

Além dos projetos abaixo, todos os membros são estimulados a cumprir parte da carga horária em atividades culturais consideradas importantes para a formação profissional e humanística pretendida. Também a experiência literária é fundamental para os alunos de um curso de artes e contribui para o aprimoramento da escrita, sendo o incentivo à leitura constante no grupo, bem como o estudo de línguas estrangeiras, a visita à exposições e a participação em demais atividades culturais, eventos, mostras e encontros.
Estão listados aqui apenas os membros do PET Artes Visuais que estão envolvidos nas atividades, seja na organização ou participação. Porém, em praticamente todos há o envolvimento dos Diretórios acadêmicos dos cursos, de outros estudantes, de professores e/ou da comunidade em geral.

Seminário didático pedagógico
PET entreVISTAS
Como funciona?
Noitão de cinema
Congresso de pesquisa
Oficinas do PET
PRODART
Blog PET Artes Visuais

.

Seminário Didático Pedagógico

Sobre: Promoção, no primeiro encontro do semestre, de aulas abertas para apresentação dos Planos de Ensinos das disciplinas, apresentados por seus respectivos professores ministrantes.
Período:
Coordenação: Prof. Dr. João Fernando Igansi Nunes
Petiano participante:
top

.

PET entreVISTAS

Sobre: Projeto em parceria com A Sala, galeria de arte do Centro de Artes da UFPel. Consiste de gravações de entrevistas com os artistas expositores dA Sala.
Período:
Coordenação: Prof. Dr. João Fernando Igansi Nunes
Petiano participante:
top

.

Como funciona?

Sobre: O projeto Como funciona? pretende discutir as dúvidas mais frequentes sobre o funcionamento da Universidade e do sistema acadêmico. Para o ano de 2011 estão previstos os seguintes assuntos: apoio estudantil, intercâmbio, pós-graduação, D.A. e DCE.
Período: junho a dezembro de 2011
Coordenação: Profa. Dra. Úrsula Rosa da Silva
Petiano participante: André Winter Noble; Erika Gonçalves Romaniuk; Jailson Valentim dos Santos; Karina Pereira Weber; Luana de Mesquita Alt; Priscila Rezende Braga.
top

.

Noitão de cinema

Sobre: É um projeto que tem como objetivo ʻreativar” uma das sala de exibição do antigo cinema Capitólio. O projeto tem como objetivo integrar memória, cultura e diversão noturna, em uma ampla seção de exibição de filmes que durariam toda a madrugada. Participariam da mesma forma os mais diversos ciclos de cinema que existem na cidade.
Período: outubro de 2011
Coordenação: Prof. Me. Dra. Guilherme Carvalho da Rosa
Petiano participante: Erika Gonçalves Romaniuk; Morgana Ávila dos Santos.
top

.

Congresso de pesquisa

Sobre: O projeto visa a apresentação de trabalhos de pesquisa por parte dos alunos, em uma espécie de aquecimento para o CIC. Através da avaliação dos esforços de pesquisa com a analise da banca composta por professores do Centro de Artes e convidados com participação dos alunos e de toda comunidade da UFPel, o projeto se objetiva no momento em que prepara o aluno para as avaliações do CIC, sendo assim, uma espécie de ensaio/treinamento para esse congresso maior.
Período:
Coordenação: Prof. Dr. João Fernando Igansi Nunes
Petiano participante: Erika Gonçalves Romaniuk; Morgana Ávila dos Santos.
top

.

Oficinas do PET

Sobre: Almeja-se dar continuidade ao projeto Oficinas do PET. O projeto é antigo, com início no ano 2009, e tem grande aceitação pela comunidade acadêmica por proporcionar oficinas de variados ensinos. As inscrições são possibilitadas a qualquer estudante que tenha vontade de passar à diante seus conhecimentos. Neste ano, gostaríamos também de explorar oficinas voltadas aos alunos do Design, com oficinas que envolvam conhecimentos técnicos em softwares (para complementar o conteúdo de aula e ajudar aqueles que estão ingressando na universidade e se sentem, um tanto quanto, perdidos). Também gostaríamos de oficinas teóricas, que envolvam a troca de conhecimento literário, mais voltadas aos estudantes envolvidos com o TCC.
Período:
Coordenação: Profa. Dra. Maria de Lourdes Valente Reyes
Petiano participante: Lanna Veiras Collares; Jailson Valentim dos Santos.
top

.

PRODART

Sobre: O projeto PRODART (Produção de artigos de alunos, professores e convidados do Instituto de Artes e Design – IAD/UFPEL) surgiu da necessidade de publicar os artigos apresentados nos Seminários de História da Arte e Seminários de Metodologia da Pesquisa em Arte, realizados no IAD. Tais eventos, coordenados pelo prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Santos e promovidos pelo Departamento de Artes e Comunicação e pelo Programa de Pós-Graduação em Artes: Especialização em Patrimônio Cultural do IAD, possuíam uma versão impressa dos anais de suas edições. Porém, devido ao seu custo e à dificuldade de viabilização e distribuição do material apresentado, optou-se pela elaboração de um site que, por ser uma ferramenta de comunicação ágil e abrangente, pode disponibilizar seu conteúdo para um grande número de pessoas em diversos locais e contextos.
Em virtude da quantidade de artigos apresentados por estudantes e professores do Instituto em eventos relativos às suas áreas de atuação, percebeu-se que o projeto poderia ser ampliado. Desta maneira, além de servir como publicação para os seminários já citados, o projeto também servira como instrumento de disponibilização dos artigos publicados, numa forma de fomentar a produção local de trabalhos científicos.
A estruturação do site se dá em duas seções principais: Eventos e Artigos. Na primeira seção há uma lista de todos os eventos cadastrados no site. Ao acessá-los, eles mostram uma descrição e, ao lado, os artigos apresentados. Na segunda seção aparecem os últimos artigos cadastrados e os mais vistos. Ao selecionar algum deles, há seu resumo e a possibilidade de fazer o download do arquivo na íntegra. O site conta ainda com uma ferramenta de busca, para facilitar o acesso de um artigo ou evento específico, e sua tela inicial é dividida em três colunas: Últimos eventos, Artigos mais vistos e Sobre o projeto.
Período:
Coordenação: Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila dos Santos
Petiano participante: Adalberto Geovani Nunes Corrêa; André Winter Noble; Luana de Mesquita Alt
top

.

Blog PET Artes Visuais

Sobre: Este blog visa a interação entre petianos e não petianos e pretende atingir a comunidade ampla e externa à Universidade viabilizando o envolvimento do grupo com o projeto pedagógico do curso. Sua manutenção é uma ferramenta de divulgação e registro das atividades do grupo em formato digital, bem como vir a ser um canal aberto de comunicação com outros grupos do país. A atividade prevê a manutenção e atualização da página, sendo incentivadas colaborações de professores e outros alunos do IAD.
Período:
Coordenação:
Petiano participante: Helena dos Santos Moschoutis; Luana de Mesquita Alt; Morgana Ávila dos Santos
top